quarta-feira, abril 11, 2012

O mestre das iluminuras



Compartilho com vocês a leitura que me envolveu durante o final de semana que passou.

É uma narrativa envolvente que conta a história do Mestre das Iluminuras e Lady Kathryn. Tem como fundo o período de transição Medieval para a Era moderna, momento fundamental na História do Cristianismo, quando surgem controvérsias e questionamentos envolvendo a Igreja e sua hierarquia clerical, bem como a própria estrutura social. Para os nobres e o clero a divisão social era um reflexo da ordem divina na Terra.

A história é tocante, contada a partir de um romance entre uma senhora feudal que ao ficar viúva, com  2 filhos varões, recebe em seu casarão um mestre de iluminuras com sua filha.


Toda a história se desenrola de uma forma muito bem contada. A riqueza de detalhes da vida dos personagens consegue nos transportar para o cenário da Inglaterra feudal, no qual valores e conceitos tradicionais são subitamente contestados, antigas noções de honra e fidelidade são desafiadas, que se desenrola esta trama de amor, traição, arte e religião. Demonstra todo o poder da igreja católica.


Finn é um personagem enigmático e ambíguo, mais complexo do que parece. Aparentemente um cavaleiro à moda antiga, ele traz em si uma face  misteriosa.


Lady Kathryn também tem seus próprios temores e mistérios, e em nome do bem-estar dos filhos é capaz de sacrificar sua própria felicidade. Ao lado de Finn, é uma das personagens mais marcantes desta narrativa, constela muito bem no arquétipo de heroína ferida.

Neste retrato de uma época, Brenda Vantrease também aborda os poderes femininos, como o de Agnes na cozinha e o de Magda na leitura das almas, o de Rose nas artes e o de Julian em suas visões. A escritora realiza uma pesquisa histórica minuciosa, e traduz esse conhecimento em uma narrativa vibrante, eletrizante, que prende do princípio ao fim do livro, mesmo nas esferas mais descritivas da trama.

Para quem estiver a fim de embarcar, garanto fortes emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz de você estar aqui, quando você comenta me deixa ainda mais....

Deixa acontecer

As coisas acontecem quando você menos espera, as coisas acontecem quando você não as força, as coisas acontecem quando você não está an...