domingo, fevereiro 19, 2012

O que é transtorno bipolar?

Transtorno bipolar sintomas e tratamento1 Transtorno Bipolar Sintomas e Tratamento


O distúrbio bipolar conhecido também como depressão maníaca envolve mudanças dramáticas de humor, é muito mais do que sentir bem ou mal, os ciclos do distúrbio bipolar duram dias, semanas, e às vezes meses.

Ao contrário das mudanças normais de humor, o distúrbio bipolar é muito mais intenso e destrutivo no funcionamento diário, afetando a energia, os níveis de atividades, julgamentos e comportamentos.

Durante um episódio maníaco, o individuo pode sentir-se impulsionado a deixar o seu emprego, levantar grandes quantidades de dinheiro, ou sentir-se descansado depois de duas horas de sono.

Durante um episódio depressivo, o individuo tende a acordar com um sentimento de impotência e falta de esperança.
A desordem bipolar é mais comum do que se imagina, afetando três adultos em cada 100, de acordo com os especialistas.
As suas causas ainda não são completamente compreendidas, há evidências de que fatores genéticos possam influenciar no aparecimento da doença.

O primeiro episódio maníaco ou depressivo ocorre na adolescência ou nos primeiros anos da vida adulta.

Todas as pessoas têm seus altos e baixos, dias bons e dias maus, mas quando se sofre de desordem bipolar, estas variações são muito mais aguçadas, os altos e baixos extremos da desordem bipolar podem afetar atividades diárias e comprometer relações.
A desordem bipolar possui algumas fases como a fase hipomania que é um pouco menos marcante que a mania, as pessoas num estado hipomaníaco sentem-se eufóricas, enérgicas e produtivas, os seus sintomas são mais moderados do que os sintomas de mania, não impedindo a rotina normal do dia-a-dia.

A fase hipomaníaca para algumas pessoas pode parecer apenas uma fase de extremo bom-humor, contudo a hipomania quase sempre é antecedida de um estado maníaco ou de um estado depressivo.

A fase depressiva da desordem bipolar é idêntica a uma depressão comum, contudo, existem algumas diferenças, pois a depressão bipolar tende a manifestar em sintomas de cansaço e falta de energia, os indivíduos na fase depressiva tendem a falar com voz arrastada e a dormir muito, sofre o risco de ter depressão psicótica, uma condição na qual perdem o contacto com a realidade.

Sintomas e sinais comuns de depressão bipolar:
Fadiga ou falta de energia, sentimento de impotência, dormir demasiado ou muito pouco, tristeza ou vazio, perda de interesse por atividades, dificuldades de concentração e de memorização, sentimentos de culpa, lentidão mental e física, mudanças de apetite e de peso, pensamentos acerca da morte ou suicídio.
Transtorno bipolar sintomas e tratamento3 Transtorno Bipolar Sintomas e Tratamento

Sinais e sintomas de um episódio misto de desordem bipolar conjugam sintomas de mania e de depressão.
Os sinais mais comuns são:
Agitação, insônia, irritabilidade, perda de contacto com a realidade, mudança de apetite; tendências suicidas.
A doença tem tratamento, mas muitas pessoas não reconhecem os sinais de alarme, visto que a desordem bipolar tende a piorar quando não é tratada, é importante aprender mais acerca dos sintomas, e reconhecer o problema é o primeiro passo para controlar a desordem.

O remédio mais utilizado para o tratamento do transtorno bipolar é carbonato de lítio, ele funciona mantendo o equilíbrio químico no cérebro para prevenir variações de humor. É essencial o monitoramento contínuo dos níveis de medicamentos no corpo e seus efeitos colaterais, leva-se tempo até determinar a dosagem correta de medicação, mas o transtorno bipolar pode ser tratado com sucesso e segurança com medicamentos, sempre aliado à psicoterapia.

Transtorno bipolar sintomas e tratamento Transtorno Bipolar Sintomas e Tratamento
Outra forma de tratamento da doença é através da psicoterapia o individuo com transtorno bipolar pode aprender a lidar com situações e pessoas de modo a evitar episódios maníaco-depressivos, e também a terapia eletroconvulsiva que é usada em casos mais graves e somente quando outros tratamentos foram ineficientes ou não puderam ser utilizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz de você estar aqui, quando você comenta me deixa ainda mais....

Constelações Familiares e o poder do AGORA

créditos de imagem para sandragamero.com Se você ainda não conhece a prática das constelações familiares esta é uma excelente oportuni...