Pular para o conteúdo principal

O que é transtorno bipolar?

Transtorno bipolar sintomas e tratamento1 Transtorno Bipolar Sintomas e Tratamento


O distúrbio bipolar conhecido também como depressão maníaca envolve mudanças dramáticas de humor, é muito mais do que sentir bem ou mal, os ciclos do distúrbio bipolar duram dias, semanas, e às vezes meses.

Ao contrário das mudanças normais de humor, o distúrbio bipolar é muito mais intenso e destrutivo no funcionamento diário, afetando a energia, os níveis de atividades, julgamentos e comportamentos.

Durante um episódio maníaco, o individuo pode sentir-se impulsionado a deixar o seu emprego, levantar grandes quantidades de dinheiro, ou sentir-se descansado depois de duas horas de sono.

Durante um episódio depressivo, o individuo tende a acordar com um sentimento de impotência e falta de esperança.
A desordem bipolar é mais comum do que se imagina, afetando três adultos em cada 100, de acordo com os especialistas.
As suas causas ainda não são completamente compreendidas, há evidências de que fatores genéticos possam influenciar no aparecimento da doença.

O primeiro episódio maníaco ou depressivo ocorre na adolescência ou nos primeiros anos da vida adulta.

Todas as pessoas têm seus altos e baixos, dias bons e dias maus, mas quando se sofre de desordem bipolar, estas variações são muito mais aguçadas, os altos e baixos extremos da desordem bipolar podem afetar atividades diárias e comprometer relações.
A desordem bipolar possui algumas fases como a fase hipomania que é um pouco menos marcante que a mania, as pessoas num estado hipomaníaco sentem-se eufóricas, enérgicas e produtivas, os seus sintomas são mais moderados do que os sintomas de mania, não impedindo a rotina normal do dia-a-dia.

A fase hipomaníaca para algumas pessoas pode parecer apenas uma fase de extremo bom-humor, contudo a hipomania quase sempre é antecedida de um estado maníaco ou de um estado depressivo.

A fase depressiva da desordem bipolar é idêntica a uma depressão comum, contudo, existem algumas diferenças, pois a depressão bipolar tende a manifestar em sintomas de cansaço e falta de energia, os indivíduos na fase depressiva tendem a falar com voz arrastada e a dormir muito, sofre o risco de ter depressão psicótica, uma condição na qual perdem o contacto com a realidade.

Sintomas e sinais comuns de depressão bipolar:
Fadiga ou falta de energia, sentimento de impotência, dormir demasiado ou muito pouco, tristeza ou vazio, perda de interesse por atividades, dificuldades de concentração e de memorização, sentimentos de culpa, lentidão mental e física, mudanças de apetite e de peso, pensamentos acerca da morte ou suicídio.
Transtorno bipolar sintomas e tratamento3 Transtorno Bipolar Sintomas e Tratamento

Sinais e sintomas de um episódio misto de desordem bipolar conjugam sintomas de mania e de depressão.
Os sinais mais comuns são:
Agitação, insônia, irritabilidade, perda de contacto com a realidade, mudança de apetite; tendências suicidas.
A doença tem tratamento, mas muitas pessoas não reconhecem os sinais de alarme, visto que a desordem bipolar tende a piorar quando não é tratada, é importante aprender mais acerca dos sintomas, e reconhecer o problema é o primeiro passo para controlar a desordem.

O remédio mais utilizado para o tratamento do transtorno bipolar é carbonato de lítio, ele funciona mantendo o equilíbrio químico no cérebro para prevenir variações de humor. É essencial o monitoramento contínuo dos níveis de medicamentos no corpo e seus efeitos colaterais, leva-se tempo até determinar a dosagem correta de medicação, mas o transtorno bipolar pode ser tratado com sucesso e segurança com medicamentos, sempre aliado à psicoterapia.

Transtorno bipolar sintomas e tratamento Transtorno Bipolar Sintomas e Tratamento
Outra forma de tratamento da doença é através da psicoterapia o individuo com transtorno bipolar pode aprender a lidar com situações e pessoas de modo a evitar episódios maníaco-depressivos, e também a terapia eletroconvulsiva que é usada em casos mais graves e somente quando outros tratamentos foram ineficientes ou não puderam ser utilizados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constelações Familiares e o poder do AGORA

Se você ainda não conhece a prática das constelações familiares esta é uma excelente oportunidade para que você seja conduzido através desta ferramenta fantástica de autoconhecimento.
Ela atua a partir das nossas histórias e mitos familiares. Ajudando-nos a perceber mais claramente QUEM SOU EU e PORQUE ESTAMOS VIVENDO DE UMA FORMA QUE NÃO GOSTAMOS e até mesmo POR QUE TENHO UM SINTOMA QUE NÃO COMPREENDO ou POR QUE TENHO UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO que não gostaria de ter.
As Constelações  Familiares são uma ferramenta poderosa para limpar nosso corpo emocional. Liberam a energia psíquica vinculada a traumas do passado, facilitando nosso processo de vivenciar o poder do AGORA.
A constelação atua sobre nós a partir de imagens que são captadas e processadas pelo nosso cérebro. Quando o facilitador configura uma constelação utilizando representantes para cada pessoa ou elemento relacionado com o assunto de que se trata, cria-se uma imagem do conflito e da origem do mesmo, seja ele sistêmico o…

O que é o caráter oral?

Quando a cofiança não é adequadamente suprida na infância há uma fixação no caráter oral, assim expressa a bioenergética de Lowen.
Mas o que significa a pessoa de caráter oral?

São pessoas que vão em frente, mas sentem um buraco enorme, acompanhado de uma forte sensação de privação.
De forma inconsciente se recusam a crescer, pois ficam esperando o tinham direito de receber na infância e não receberam. O mundo todo deve algo a ela.

São pessoas que esperam muito que alguém supra suas necessidades de ser feliz, ou que através da compulsão tentam tampar o buraco afetivo.

Dessa forma, acham que deveriam ter um emprego e não que deveriam buscar um emprego.
Tudo deve vir até ela porque ela tem o direito de ser cuidada.

Idealiza a mãe perfeita!
É um indivíduo crítico, exigente, muitas vezes apresetna um caráter opositor.

Não consegue construir (um bebê não precisa construir)
O adulto precisa realizar, mostrar.
É difícil para este tipo de adulto entrar em contato com sua falha básica, pois tem um burac…

Simbologia dos pés

Para Freud, o pé teria um significado fálico e o sapato seria um símbolo feminino. Cabe ao pé adaptar-se ao sapato. Existe até um provérbio que diz: "é preciso encontrar um sapato para o seu pé"
Nesta perspectiva, o pé é um símbolo erótico tanto nos povos primitivos quanto nos civilizados, sendo por vezes considerado um fetiche sexual. Não é atoa que é costume das mulheres enfeitarem tornozelos com jóias.

Não podemos deixar de lembrar do conto da Cinderela, que perde um de seus sapatinhos no baile real. O príncipe, que no baile se apaixonara por ela, vai procurar a dona do sapatinho.
Este mesmo tipo de conto pode ser encontrado nas tradições do Egito antigo. Como por exemplo, a estória da cortesã que teve suas sandálias roubadas por uma águia enquanto tomava banho. A águia levou as sandálias ao faraó, que admirado com o refinamento das mesmas e imaginando os pés que as calçavam, procurou esta moça em todos os lugares do reino e, encontrando-a, desposou-a.
Este mito encontra-se f…