domingo, fevereiro 24, 2013

Entenda um pouco o Estresse Pós Traumático



As consequências da tragédia ocorrida em Santa Maria há cerca de um mês, ainda não podem ser dimensionadas. A banalidade do sofrimento e da violência torna-se cada vez mais nítido como marca dos nossos tempos atuais.

Informações sobre como proceder para atender as vítimas, parentes e pessoas próximas, podem ser encontradas em um protocolo que foi criado pelo hospital das clínica de porto alegre, visando orientar os profissionais. Mais abaixo você pode entender um pouco mais sobre o EPT e também poderá acessar diretamente a página que contém descrito o protocolo.


O transtorno de estresse pós-traumático pode ser entendido como a perturbação psíquica decorrente e relacionada a um evento fortemente ameaçador ao próprio paciente ou sendo este apenas testemunha da tragédia. O transtorno consiste num tipo de recordação que é melhor definido como revivescência pois é muito mais forte que uma simples recordação. Na revivescência além de recordar as imagens o paciente sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia com todo o sofrimento que ela causou originalmente. O transtorno então é a recorrência do sofrimento original de um trauma, que além do próprio sofrimento é desencadeante também de alterações neurofisiológicas e mentais.

www.cremers.org.br

3 comentários:

  1. Com certeza uma tragédia que faz de nós brasileiros, palhaços! Assistimos à impunidade da platéia, como se não fosse com a gente.. e NADA fazemos. Continuamos votando IMPUNEMENTE!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, e difícil qualquer trauma... =/

    ResponderExcluir
  3. Triste post. Pero estas cosas a veces suceden...

    En cuanto a tu pregunta, la respuesta es ok.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz de você estar aqui, quando você comenta me deixa ainda mais....

O filho do outro é um presente

  Se você se relaciona com alguém que tem filhos saiba que tudo que esse filho traz junto com ele é, de algum forma, um tipo de aprendizado ...