terça-feira, maio 17, 2011

Simbologia dos pés



Para Freud, o pé teria um significado fálico e o sapato seria um símbolo feminino. Cabe ao pé adaptar-se ao sapato. Existe até um provérbio que diz: "é preciso encontrar um sapato para o seu pé"
Nesta perspectiva, o pé é um símbolo erótico tanto nos povos primitivos quanto nos civilizados, sendo por vezes considerado um fetiche sexual. Não é atoa que é costume das mulheres enfeitarem tornozelos com jóias.

Não podemos deixar de lembrar do conto da Cinderela, que perde um de seus sapatinhos no baile real. O príncipe, que no baile se apaixonara por ela, vai procurar a dona do sapatinho.
Este mesmo tipo de conto pode ser encontrado nas tradições do Egito antigo. Como por exemplo, a estória da cortesã que teve suas sandálias roubadas por uma águia enquanto tomava banho. A águia levou as sandálias ao faraó, que admirado com o refinamento das mesmas e imaginando os pés que as calçavam, procurou esta moça em todos os lugares do reino e, encontrando-a, desposou-a.
Este mito encontra-se frequentemente, e sob formas diversas, em diferentes lugares da terra. De um ponto de vista simbólico, levar os pés a alguém é devolver-lhe toda capacidade de prazer, é recolocá-lo de pé. Quando Jesus está aos pés de seus discípulos, não é apenas por um gesto de humildade, mas também representa um gesto de
cura e de amor.


Enquanto os cabelos são raízes de céu, os pés são nossas raízes na terra. Uma conjunção, união dos opostos.
Os pés têm a forma de uma semente. Temos em nosso corpo estruturas em forma de sementes: os pés, os rins e as orelhas.
Os povos antigos dizem que se temos bons pés, temos então bons olhos e nesta sabedoria nos é lembrado que a cabeça nada é sem os pés. Por isso, dizemos para "manter os pés no chão" como forma de encarar a realidade.
Os pés levam para o lugar que a cabeça apenas sonha. Da mesma forma os chineses postulam que a inteligência não está nas cabeças e sim nos grande artelhos...
E quanto a você? Será que seus pés o estão levando para onde você realmente deseja ir?

Um comentário:

  1. Anônimo27/5/11

    Esse tema é muito interessante! Eu gostaria de compartilhar uma experiência vivida a alguns meses atrás. Após o tratamento e a cicatrização de um ferimento interno no meu pé esquerdo, eu estava prestes a retornar ao Brasil e em seguida me mudar para um outro país quando o mesmo sintoma reapareceu intensamente. Imediatamente recorri ao ortopedista e a fisio, preocupada com que esse fato pudesse alterar os meus planos de mudança. Como investigadora do movimento e curiosa que sou, fui buscar informações sobre a simbologia dos pés. Eles são as nossas raizes e estão ligados literalmente a terra, no meu caso, a "terra natal". Não mudei meus planos e no momento em que pisei no país extranjeiro em que vivo, a dor desapareceu completamente. Curou.
    Parabéns pelo Blog!
    Daniela.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz de você estar aqui, quando você comenta me deixa ainda mais....

O filho do outro é um presente

  Se você se relaciona com alguém que tem filhos saiba que tudo que esse filho traz junto com ele é, de algum forma, um tipo de aprendizado ...