quarta-feira, abril 11, 2012

O mestre das iluminuras



Compartilho com vocês a leitura que me envolveu durante o final de semana que passou.

É uma narrativa envolvente que conta a história do Mestre das Iluminuras e Lady Kathryn. Tem como fundo o período de transição Medieval para a Era moderna, momento fundamental na História do Cristianismo, quando surgem controvérsias e questionamentos envolvendo a Igreja e sua hierarquia clerical, bem como a própria estrutura social. Para os nobres e o clero a divisão social era um reflexo da ordem divina na Terra.

A história é tocante, contada a partir de um romance entre uma senhora feudal que ao ficar viúva, com  2 filhos varões, recebe em seu casarão um mestre de iluminuras com sua filha.


Toda a história se desenrola de uma forma muito bem contada. A riqueza de detalhes da vida dos personagens consegue nos transportar para o cenário da Inglaterra feudal, no qual valores e conceitos tradicionais são subitamente contestados, antigas noções de honra e fidelidade são desafiadas, que se desenrola esta trama de amor, traição, arte e religião. Demonstra todo o poder da igreja católica.


Finn é um personagem enigmático e ambíguo, mais complexo do que parece. Aparentemente um cavaleiro à moda antiga, ele traz em si uma face  misteriosa.


Lady Kathryn também tem seus próprios temores e mistérios, e em nome do bem-estar dos filhos é capaz de sacrificar sua própria felicidade. Ao lado de Finn, é uma das personagens mais marcantes desta narrativa, constela muito bem no arquétipo de heroína ferida.

Neste retrato de uma época, Brenda Vantrease também aborda os poderes femininos, como o de Agnes na cozinha e o de Magda na leitura das almas, o de Rose nas artes e o de Julian em suas visões. A escritora realiza uma pesquisa histórica minuciosa, e traduz esse conhecimento em uma narrativa vibrante, eletrizante, que prende do princípio ao fim do livro, mesmo nas esferas mais descritivas da trama.

Para quem estiver a fim de embarcar, garanto fortes emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz de você estar aqui, quando você comenta me deixa ainda mais....

O filho do outro é um presente

  Se você se relaciona com alguém que tem filhos saiba que tudo que esse filho traz junto com ele é, de algum forma, um tipo de aprendizado ...