sábado, janeiro 21, 2012

Quando o sucesso não é êxito


by Dany


Dentro de todos nós há uma criança que quer experimentar o novo e o diferente, uma criança que tem uma curiosidade saudável pelo mundo que a cerca, que quer aprender a criar.
Em todos nós há necessidade de segurança, de proteção e de estabilidade.
A base da segurança está presente e serve de fundamento, permitindo a exploração de novas ideias e novas aprendizagens e experiências. Mas constantemente a necessidade de segurança e de dependência se mostram superiores à liberdade de explorar, e assim acabamos sufocando e até destruindo, os desejos criativos, a fantasia e a criança dentro de nós.

Buscamos fontes que satisfaçam nossa necessidade de dependência e de segurança, sacrificando a criança curiosa e criativa.

Há pessoas que correm muitos riscos, que não desistem de tentar. Algumas vezes ganham, em outras perdem.
Mas há aquelas que têm aversão ao risco, e fazem muito pouco uso de seu talento e de suas habilidades, com medo de mudar a visão da criança dependente e protegida que têm de si mesmos.

A autonomia, a independência e o sucesso são apavorantes, porque não poderemos mais argumentar que nossas necessidades precisam estar protegidas.
Para essas pessoas o sucesso não gera êxito, uma dependência maior, mais razões para abandonar o argumento de  seguir em frente, para muito longe e explorar o novo e o diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz de você estar aqui, quando você comenta me deixa ainda mais....

O filho do outro é um presente

  Se você se relaciona com alguém que tem filhos saiba que tudo que esse filho traz junto com ele é, de algum forma, um tipo de aprendizado ...