Várias pessoas me escrevem questionando sobre as motivações da obesidade. Como se houvesse algum segredo a ser desvendado em relação as pessoas que são magras.
Entre tudo que pesquiso em meu cotidiano de trabalho e atendimento na clínica, percebo cada vez mais que a obesidade é um sintoma. Portanto ser magro está além de uma questão estética. Ser magro é uma atitude, quase uma personalidade.
Explico: Antes de serem genéticos eles são comportamentais. Portanto se ficar pensando que toda sua família tem problemas de obesidade para justificar os seus problemas com o corpo, é porque você está seguindo os mesmos padrões de comportamento da sua família sem ao menos se dar conta disto.
Porisso se você deseja que seu corpo corresponda a um corpo mais leve, deve antes fazer isso com sua mente, seus pensamentos.
Existem algumas pesquisas que mostram os padrões de comportamento entre os gordos e os magros, veja sua identificação com alguns dos que listei logo abaixo:
Obeso
- Joga a culpa para todos, tem uma atitude mais dramática.
- Ressente-se ou magoa-se facilmente dando valor exacerbado mais as pessoas que o cercam do que a si próprio;
- Têm o hábito de comer coisinhas o dia todo, para abafar a ansiedade geral pela sua falta de desprendimento;
- Depende emocionalmente das pessoas;
- Sente necessidade de aprovação: está constantemente agradando as pessoas, menos a si própria;
- Carrega os problemas dos outros: não sabe separar o joio do trigo.
- Não espera NADA de ninguém. Ignora chantagens emocionais e toca a vida de forma dinâmica;
- Não sente culpa em dizer NÃO, pois tem um desprendimento da sua lixeira emocional
- Fácil de perdoar: não se apega à mágoas e ressentimentos, sente-se livre para sempre recomeçar;
- Possui pensamentos rápidos e normalmente não tem paciência em esperar pessoas e coisas. Ela parte logo para a decisão e resolve seus problemas o mais rápido que pode. Isso faz com que seu cérebro utilize muito açúcar de seu corpo, ocorrendo uma queima natural de gordura generalizada.